6 de jun. de 2014

Recursos de baixa tecnologia para alunos com TGD



Título: TRABALHANDO A ROTINA

Local de utilização: sala de aula regular

Descrição:O calendário diário   permite ao aluno  conhecer as atividades que irão ser   desenvolvidas ao longo da manhã ou da tarde. Para a  antecipação da rotina escolar é recomendado usar  imagens e/ou figuras do contexto escolar. O professor da sala regular  dispõe as fichas de acordo com as atividades a serem trabalhadas. Também ela poderá pedir ao aluno que  pregue no calendário a  ficha da atividade seguinte(figura x nome da atividade)

Intervenção do professor do AEE: A antecipação da rotina proporciona mais  segurança ao aluno, torna as atividades mais previsíveis para ele. Quando o aluno estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão. O professor do AEE deve está atento a funcionalidade da atividade fazendo intervenções sempre que necessário de acordo com as necessidades  do aluno.





Título: QUEM VEIO PRA ESCOLA HOJE?

Local de utilização: sala de aula regular

Descrição: O quadro de chamada abaixo pode ser confeccionado com o material disponibilizado na escola.  Neste tipo de chamada   o aluno  coloca a ficha dos colegas que estão presentes, nomeia–os e realiza a contagem dos mesmos. 

Intervenção do professor do AEE: É uma atividade que  contribui para interação do aluno com seus pares. O professor do AEE ao acompanhar a atividade e perceber que o aluno já  identifica os colegas, relaciona nome a pessoa poderá propor a professora da sala regular a confecção de novas fichas apenas com o nome dos colegas.                                                                                                                                              

   

2 comentários:

  1. Parabéns Tânia pela sensibilidade da escolha, pois o trabalho com a rotina é de suma importância para que os alunos com TGD faça relação dos acontecimentos na sala de aula e possa interagir com a turma!
    Sucesso querida!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tânia!
    Como são ricas e diversas as formas de ajudar nossos alunos com TGD. Ao usarmos os recursos de baixa tecnologia, proporcionamos diferentes maneiras de comunicação e aprendizagem, auxiliando-os em seu desenvolvimento. Vale ressaltar que são atividades que poderão ser realizadas por todos os alunos.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir