A disciplina AEE o
qual estudamos foi um exercício de
reflexão relevante sobre a atuação do professor do AEE na escola e na sala de recursos multifuncionais com o
atendimento educacional especializado. Destacou a importância do professor do
AEE e sua relação com o
aluno-escola-família-sala regular a cerca da inclusão bem como a organização do
AEE com o estudo de caso e o atendimento educacional especializado.
São
muitos os desafios postos ao papel do professor do AEE na construção de um
espaço educacional inclusivo, como também no uso de estratégias de ensino no
contexto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva(2008). Para atuação efetiva na Educação Especial, o professor deve
ter como base formação inicial e continuada, conhecimentos gerais para o
exercício da docência e conhecimentos
específicos na área.
De
acordo com o artigo 2 da Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, o AEE tem com função complementar ou
suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua
plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Na
prática, o trabalho do professor do AEE começa, na sala de recursos
multifuncionais, mediante o estudo de caso a partir da coleta de informações
pertinentes a situação real do aluno no contexto escolar, social, familiar e sua deficiência. Com o estudo de caso concluído o
professor do AEE tem condições de elaborar o Plano de Atendimento Educacional
que conforme as diretrizes, contendo a identificação das necessidades
educacionais específicas do aluno, a definição dos recursos necessários e das
atividades a serem desenvolvidas.
É
importante lembrar que as ações descritas no plano do AEE devem ser avaliadas
constantemente, verificando se os objetivos estão sendo alcançados, se estão
contribuindo para o avanço do desempenho do aluno na sala comum e se as
barreiras impostas pela deficiência estão sendo minimizadas. A reestruturação
do plano é fundamental e permite
estabelecer outras ações, novas parcerias e implementar outros recursos para que o resultado seja favorável ao aluno.
Portanto, o trabalho do professor do
AEE consiste não só na eliminação das barreiras impostas pela deficiência que dificultam a aprendizagem do aluno, mas
também nos aspectos que podem potencializar o seu desenvolvimento e seu
desempenho escolar. Vale ressaltar
que tanto o estudo de caso como o plano do AEE são essenciais para o êxito do
aluno na escola e na vida.
Tania Maia
Olá Tânia!
ResponderExcluirMuito interessante a sua postagem, foi realmente um exercício de reflexão, sabemos que os desafios do professor do AEE são muitos, mas com empenho e dedicação os obstáculos são vencidos. Você destaca bem a importância da articulação entre todos os envolvidos no processo inclusivo para que o professor do AEE construa as informações e assim prepare um plano que tenha resultados positivos.
Abraços!
SHOW! Seu blog está lindo, não só de beleza de pagina, mas com a realização de um registro de quem tem experiência,realmente o desafios é enorme, não só por parte dos alunos, mas com cobranças dos demais professor da sala regular, sempre achando que somos a redenção da escola com os alunos inclusos, você deixa bem claro a importância do papel do professor do AEE. Até breve.
ResponderExcluirOI,TANIA,Você colocou muito bem quando diz que o AEE é para propor atividades que elimine as barreiras dos alunos com deficiências na aprendizagem e seu desenvolvimento dentro da escola e fora dela.
ResponderExcluirÉ um trabalho desafiador, mas também muito prazeroso ao ver a satisfação dos nossos alunos, e é por eles que aceitamos esse desafio. E quanto mais tempo passamos com eles mais aprendemos.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, está lindo!