4 de ago. de 2013

O papel do professor do AEE na escola e na SRM

       
A disciplina AEE o qual  estudamos foi um exercício de reflexão relevante sobre a atuação do professor do AEE na escola e  na sala de recursos multifuncionais com o atendimento educacional especializado. Destacou a importância do professor do AEE e sua  relação com o aluno-escola-família-sala regular a cerca da inclusão bem como a organização do AEE com o estudo de caso e o atendimento educacional especializado.
São muitos os desafios postos ao papel do professor do AEE na construção de um espaço educacional inclusivo, como também no uso de estratégias de ensino no contexto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva(2008). Para atuação efetiva na Educação Especial, o professor deve ter como base formação inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência  e conhecimentos específicos na área.
De acordo com o artigo 2 da Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009,  o AEE tem com função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Na prática, o trabalho do professor do AEE começa, na sala de recursos multifuncionais, mediante o estudo de caso a partir da coleta de informações pertinentes a situação real do aluno no contexto escolar, social, familiar e sua  deficiência. Com o estudo de caso concluído o professor do AEE tem condições de elaborar o Plano de Atendimento Educacional que conforme as diretrizes, contendo a identificação das necessidades educacionais específicas do aluno, a definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.
É importante lembrar que as ações descritas no plano do AEE devem ser avaliadas constantemente, verificando se os objetivos estão sendo alcançados, se estão contribuindo para o avanço do desempenho do aluno na sala comum e se as barreiras impostas pela deficiência estão sendo minimizadas. A reestruturação do plano é fundamental e  permite estabelecer outras ações, novas parcerias e implementar  outros recursos  para que o resultado seja favorável ao aluno.
         Portanto, o trabalho do professor do AEE consiste  não só na eliminação  das barreiras impostas pela deficiência que  dificultam a aprendizagem do aluno, mas também nos aspectos que podem potencializar o seu desenvolvimento e seu desempenho escolar. Vale ressaltar que tanto o estudo de caso como o plano do AEE são essenciais para o êxito do aluno na escola e na vida.

Tania Maia

4 comentários:

  1. Olá Tânia!
    Muito interessante a sua postagem, foi realmente um exercício de reflexão, sabemos que os desafios do professor do AEE são muitos, mas com empenho e dedicação os obstáculos são vencidos. Você destaca bem a importância da articulação entre todos os envolvidos no processo inclusivo para que o professor do AEE construa as informações e assim prepare um plano que tenha resultados positivos.
    Abraços!

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  2. SHOW! Seu blog está lindo, não só de beleza de pagina, mas com a realização de um registro de quem tem experiência,realmente o desafios é enorme, não só por parte dos alunos, mas com cobranças dos demais professor da sala regular, sempre achando que somos a redenção da escola com os alunos inclusos, você deixa bem claro a importância do papel do professor do AEE. Até breve.

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  3. OI,TANIA,Você colocou muito bem quando diz que o AEE é para propor atividades que elimine as barreiras dos alunos com deficiências na aprendizagem e seu desenvolvimento dentro da escola e fora dela.

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  4. É um trabalho desafiador, mas também muito prazeroso ao ver a satisfação dos nossos alunos, e é por eles que aceitamos esse desafio. E quanto mais tempo passamos com eles mais aprendemos.
    Parabéns pelo blog, está lindo!

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