A Comunicação Aumentativa Alternativa é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever(BERSCH&SCHIRMER,2005).
As pranchas de
comunicação podem ser construídas com símbolos, letras, sílabas, palavras,
frases ou números. A escolha da prancha deve considerar o objetivo para qual
será utilizada, a idade, e as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de
seu usuário.
Recomenda-se que o professor do AEE elabore uma lista para registrar as necessidades
comunicativas de seu aluno. Após a identificação das necessidades básicas deverá selecionar imagens para compor o
sistema.
A prancha abaixo deve ser utilizada no contexto escolar permitindo ao aluno se comunicar dentro da sala de aula. O
aluno vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo colega dependendo da sua condição motora.
A prancha de comunicação foi sugerida no Plano de AEE Caso Érica possibilitando-lhe a construção de um novo canal de comunicação.
Olá Tânia!
ResponderExcluirProporcionar a uma pessoa condições de autonomia, liberdade e auto-estima é mais que nossa obrigação é nosso dever como profissionais. Com essa riqueza de recursos oferecidos temos que agir rapidamente e desenvolver assim um trabalho significativo para aqueles que tanto precisam como, por exemplo, o caso Érika. Parabéns pela sua postagem!
Abraços!
Tânia,
ResponderExcluirem seu texto deixou claro como o professor de AEE deverá proceder, para escolher bem os recursos de TA que melhor se adequam ao aluno de acordo com suas limitações e possibilidades e selecionou ótimos recursos de CAA, que poderiam ser utilizados no caso da Érica com grandes chances de sucesso! Ótima postagem, parabéns.
Oi Tânia! Gostei de sua fala em relação a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)Essa prancha das ações, ficou bastante interessante. parabéns!!!
ResponderExcluirTânia, interessante as pranchas,pois o aluno deixa de ser passivo nas aulas, nas atividades e passa a ser ativo, participando,interagindo. Um dia de oficina seria bem interessante para confeccionarmos esses materiais. Parabéns pela clareza na sua postagem.
ResponderExcluir