3 de set. de 2013

Comunicação Aumentativa e Alternativa(CAA)

      A Comunicação Aumentativa Alternativa é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever(BERSCH&SCHIRMER,2005).
    As pranchas de comunicação podem ser construídas com símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. A escolha da prancha deve considerar o objetivo para qual será utilizada, a idade, e as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário. 
     Recomenda-se que o professor do AEE elabore uma lista para registrar as necessidades comunicativas de seu aluno. Após a identificação das necessidades básicas  deverá selecionar imagens para compor o sistema. 
    A prancha abaixo deve ser  utilizada no contexto escolar permitindo  ao aluno  se comunicar dentro da sala de aula. O aluno vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo colega dependendo da sua condição motora.
  A prancha de comunicação foi sugerida no Plano de AEE Caso Érica possibilitando-lhe a  construção de um novo canal de comunicação.









                           

4 comentários:

  1. Olá Tânia!
    Proporcionar a uma pessoa condições de autonomia, liberdade e auto-estima é mais que nossa obrigação é nosso dever como profissionais. Com essa riqueza de recursos oferecidos temos que agir rapidamente e desenvolver assim um trabalho significativo para aqueles que tanto precisam como, por exemplo, o caso Érika. Parabéns pela sua postagem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tânia,

    em seu texto deixou claro como o professor de AEE deverá proceder, para escolher bem os recursos de TA que melhor se adequam ao aluno de acordo com suas limitações e possibilidades e selecionou ótimos recursos de CAA, que poderiam ser utilizados no caso da Érica com grandes chances de sucesso! Ótima postagem, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tânia! Gostei de sua fala em relação a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)Essa prancha das ações, ficou bastante interessante. parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Tânia, interessante as pranchas,pois o aluno deixa de ser passivo nas aulas, nas atividades e passa a ser ativo, participando,interagindo. Um dia de oficina seria bem interessante para confeccionarmos esses materiais. Parabéns pela clareza na sua postagem.

    ResponderExcluir