23 de out. de 2013

O AEE para o aluno com deficiência intelectual


- o atendimento se caracteriza pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem: motivação, atenção, memória, transferência e metacognição. 
- as atividades devem contribuir para a aprendizagem de conceitos e devem ser vivenciadas com diferentes jogos pedagógicos. 
- o atendimento deve se fundamentar em situações-problema, onde o aluno possa utilizar o seu raciocínio. 
- conhecer o aluno é fundamental para ajudá-lo a atuar no ambiente escolar e fora dele,considerando suas especificidades cognitivas. 
- a função do professor do AEE é organizar situações que estimule o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem. 

- a produção de material didático e pedagógico, deve ter em vista as necessidades específicas do aluno na sala regular. 

- alunos com DI passam pelas mesmas etapas de desenvolvimento intelectual das pessoas ditas normais, porém apresentam ritmo mais lento de desenvolvimento das estruturas intelectuais. As atividades devem está voltadas para as potencialidades do aluno.

Referência 
AEE para alunos com DI, fascículo 2 

17 de out. de 2013

Jogo que pode favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

        Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
       O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual se organiza em função dos mecanismos de aprendizagem e estimulação cognitiva(POULIN, FIGUEREDO, GOMES,2013).



                                                      Boliche

Material: garrafas pet numeradas de 1 a 10 e uma bola de plástico ou de meia.

Objetivo: Contribuir  para desenvolvimento dos  aspectos relativos ao raciocínio lógico-matemático.

Descrição:
     Montar com garrafas pet o jogo utilizando  fichas numeradas até 10 e coladas nas garrafas. Utilizar uma bola de plástico ou  de meia, para que o(s) aluno(s) possa(m) jogar.

Aspectos dos mecanismos de aprendizagem desenvolvidos com o jogo
     O jogo de boliche favorece o desenvolvimento da atenção e  memória.

Intervenções do professor do AEE
   Durante o jogo é importante que as orientações para o aluno  sejam  breves, que ele tenha oportunidade de explorar e descrever o material que vai utilizar.
   Ao apresentar o jogo ao aluno, perguntar: você  conhece este jogo? Já jogou antes? Quando? Onde? solicitar que o aluno oralize caso ele conheça o jogo. Essas indagações sobre a natureza da atividade a ser realizada é uma estratégia que o professor pode usar para monitorar e  regular a atividade  para otimizar a memória e a atenção.
   Ao jogar perguntar: quantas garrafas ao todo? Quantas foram  derrubadas? Quantas ficaram de pé? Que números estão nas garrafas que foram derrubadas? O professor vai verificando o que o aluno é capaz de fazer sozinho e o que pode responder com ajuda, através de pistas.