23 de out. de 2013

O AEE para o aluno com deficiência intelectual


- o atendimento se caracteriza pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem: motivação, atenção, memória, transferência e metacognição. 
- as atividades devem contribuir para a aprendizagem de conceitos e devem ser vivenciadas com diferentes jogos pedagógicos. 
- o atendimento deve se fundamentar em situações-problema, onde o aluno possa utilizar o seu raciocínio. 
- conhecer o aluno é fundamental para ajudá-lo a atuar no ambiente escolar e fora dele,considerando suas especificidades cognitivas. 
- a função do professor do AEE é organizar situações que estimule o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem. 

- a produção de material didático e pedagógico, deve ter em vista as necessidades específicas do aluno na sala regular. 

- alunos com DI passam pelas mesmas etapas de desenvolvimento intelectual das pessoas ditas normais, porém apresentam ritmo mais lento de desenvolvimento das estruturas intelectuais. As atividades devem está voltadas para as potencialidades do aluno.

Referência 
AEE para alunos com DI, fascículo 2 

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