Segundo
Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É
através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada,
adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem,
do pensamento e da concentração.
O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual se organiza em função dos mecanismos de aprendizagem e estimulação cognitiva(POULIN, FIGUEREDO, GOMES,2013).
Boliche
Material: garrafas
pet numeradas de 1 a 10 e uma bola de plástico ou de meia.
Objetivo:
Contribuir para desenvolvimento dos aspectos relativos ao raciocínio
lógico-matemático.
Descrição:
Montar
com garrafas pet o jogo utilizando fichas numeradas até 10 e coladas nas garrafas.
Utilizar uma bola de plástico ou de
meia, para que o(s) aluno(s) possa(m) jogar.
Aspectos
dos mecanismos de aprendizagem desenvolvidos com o jogo
O jogo de
boliche favorece o desenvolvimento da atenção e memória.
Intervenções
do professor do AEE
Durante o jogo é importante que as orientações para o aluno sejam breves, que ele tenha oportunidade de explorar e descrever o material que vai utilizar.
Ao apresentar o jogo ao aluno, perguntar: você conhece este jogo? Já jogou antes? Quando? Onde? solicitar que o aluno oralize caso ele conheça o jogo. Essas indagações sobre a natureza da atividade a ser realizada é uma estratégia que o professor pode usar para monitorar e regular a atividade para otimizar a memória e a atenção.
Ao jogar perguntar: quantas garrafas ao todo? Quantas foram derrubadas? Quantas ficaram de pé? Que números estão nas garrafas que foram derrubadas? O professor vai verificando o que o aluno é capaz de fazer sozinho e o que pode responder com ajuda, através de pistas.
Ao jogar perguntar: quantas garrafas ao todo? Quantas foram derrubadas? Quantas ficaram de pé? Que números estão nas garrafas que foram derrubadas? O professor vai verificando o que o aluno é capaz de fazer sozinho e o que pode responder com ajuda, através de pistas.
Muito interessante sua postagem! Quanto mais tomamos conhecimentos, aprendemos e conseguimos aplicar esses jogos, mais ajudamos nossos alunos a desenvolverem uma aprendizagem significativa e prazerosa. Parabéns!
ResponderExcluirTânia,
ResponderExcluirsua sugestão é simples, um recurso de baixo de TA de baixo custo e que faz o aluno aprender brincando, de maneira significativa.
Amei, bem pratico e acessivo, no boliche trabalha a concentração interação, socialização, coordenação motora, os números e quantidades, valeu a opção.
ResponderExcluir