17 de out. de 2013

Jogo que pode favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

        Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
       O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual se organiza em função dos mecanismos de aprendizagem e estimulação cognitiva(POULIN, FIGUEREDO, GOMES,2013).



                                                      Boliche

Material: garrafas pet numeradas de 1 a 10 e uma bola de plástico ou de meia.

Objetivo: Contribuir  para desenvolvimento dos  aspectos relativos ao raciocínio lógico-matemático.

Descrição:
     Montar com garrafas pet o jogo utilizando  fichas numeradas até 10 e coladas nas garrafas. Utilizar uma bola de plástico ou  de meia, para que o(s) aluno(s) possa(m) jogar.

Aspectos dos mecanismos de aprendizagem desenvolvidos com o jogo
     O jogo de boliche favorece o desenvolvimento da atenção e  memória.

Intervenções do professor do AEE
   Durante o jogo é importante que as orientações para o aluno  sejam  breves, que ele tenha oportunidade de explorar e descrever o material que vai utilizar.
   Ao apresentar o jogo ao aluno, perguntar: você  conhece este jogo? Já jogou antes? Quando? Onde? solicitar que o aluno oralize caso ele conheça o jogo. Essas indagações sobre a natureza da atividade a ser realizada é uma estratégia que o professor pode usar para monitorar e  regular a atividade  para otimizar a memória e a atenção.
   Ao jogar perguntar: quantas garrafas ao todo? Quantas foram  derrubadas? Quantas ficaram de pé? Que números estão nas garrafas que foram derrubadas? O professor vai verificando o que o aluno é capaz de fazer sozinho e o que pode responder com ajuda, através de pistas.

    

3 comentários:

  1. Muito interessante sua postagem! Quanto mais tomamos conhecimentos, aprendemos e conseguimos aplicar esses jogos, mais ajudamos nossos alunos a desenvolverem uma aprendizagem significativa e prazerosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tânia,
    sua sugestão é simples, um recurso de baixo de TA de baixo custo e que faz o aluno aprender brincando, de maneira significativa.

    ResponderExcluir
  3. Amei, bem pratico e acessivo, no boliche trabalha a concentração interação, socialização, coordenação motora, os números e quantidades, valeu a opção.

    ResponderExcluir